banner

  Mensagem

 A equipa de conselho executivo a que presido abraçou o desafio de desenvolver o seu trabalho em prol de uma Escola aberta à sociedade, dinâmica e multidisciplinar que garanta a igualdade de oportunidades e o sucesso dos alunos, de um modo equilibrado e harmonioso, proporcionando-lhes oportunidades para fazerem aprendizagens que lhes permitam enfrentar a complexidade da conjuntura contemporânea e abraçar o futuro na senda do sucesso pessoal e profissional.
Em consonância com o projeto educativo aprovado para o quadriénio 2018-2022, ambicionamos prosseguir com a edificação de uma escola atenta a todos os seus alunos, que visa fomentar o sucesso educativo, a valorização pessoal e social e o desenvolvimento de competências, conhecimentos e valores, com o intuito de proporcionar uma formação integral, numa perspetiva de educação para o exercício de uma cidadania responsável assente no desenvolvimento do espírito crítico, colaborativo e solidário.
O repto de levar a bom porto esta missão parece-nos tangível na medida em que contamos com a cooperação dos mais empenhados profissionais, professores e funcionários, e o envolvimento e participação ativas dos encarregados de educação e de todos os parceiros da comunidade envolvente que nos têm acompanhado, assim como, com a curiosidade natural dos alunos e o seu desejo de saber cada vez mais, e de alcançar o sucesso pessoal e académico.

 

O Presidente do Conselho Executivo 

Ana Cristina Sousa Fernandes Duarte

A história

A 9 de setembro de 1968, pela Portaria nº 23 600, nasceu a então designada Escola Preparatória de Gonçalves Zarco, a qual ficou a dever o seu nome ao navegador português João Gonçalves Zarco.goncalveszarco aerea
A Escola Preparatória Gonçalves Zarco começou a funcionar como anexo da Escola Industrial e Comercial do Funchal, atualmente Escola Secundária Francisco Franco, e do Liceu Nacional do Funchal, hoje Escola Secundária Jaime Moniz. Em 1973 transitou para o edifício anexo à Igreja do Colégio, situada na Praça do Município. Em 1985 mudou para a Quinta da Ribeira, na Calçada da Cabouqueira, tendo como anexo a Quinta das Palmeiras.
Em 1989 instalou-se em edifício próprio, no sítio dos Barreiros, destinado a acolher os alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

O patrono

Gonçalves Zarco, descobridor oficial do Arquipélago da Madeira, em 1419, é a personalidade-patrono da Escola, facto que remete o universo de referência da mesma goncalveszarco navpara o imaginário da descoberta e da superação e que identifica este espaço com os ideais humanistas do século XV. Era natural de Tomar, filho de Gonçalo Esteves e de D. Brites, filha de João Afonso, vedor da casa de D. João I. Cavaleiro da casa do Infante, distinguiu-se no cerco de Tânger, na conquista de Ceuta e, como navegador, foi o primeiro capitão que usou da pólvora e da artilharia no mar.

ms icon 310x310

Logótipo - Manual de Identidade

A origem deste logótipo nasceu da necessidade de renovar a imagem de identidade da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. O logótipo, por sua vez, segue a tendência atual, em que este prescinde dos detalhes e complementa-se apenas com a simplicidade plana das formas.

Paleta primária
A paleta primária é constituída por duas cores:

Hino

Música para transferir.

LETRA DO HINO DA ESCOLA GONÇALVES ZARCO
Sê o Sonho Ganhador!


Abre o baú da memória
Zarco em arte e rumo certo
Põe a vontade a descoberto
Outros mares, futura glória
Vence a inércia e o deserto!

 
GovRegional 

 
SRECT


Caminho da Fé, nº 1 São Martinho
9004-525 Funchal
Telefone: +351 291 701 700 (das 8h às 18h)
ebsgzarco@edu.madeira.gov.pt


 Administração do sítio: site@ebsgzarco.pt
Política de Privacidade | Termos de Utilização
© 2020 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco