O Projeto AltamenteGZarco.come
O projeto Altamente visa promover o sucesso escolar e educativo através da integração na escola e no meio académico dos seus alunos. Visa, também, contribuir para a diminuição do abandono escolar.
Este projeto tem vindo a ganhar dimensão na procura de orientação para os alunos em situação de risco através de um plano de ação tutorial de caráter remediativo e preventivo. Estes alunos têm direito a uma igualdade de oportunidades traduzida numa educação apropriada que tenha em conta as suas características e necessidades.
O sistema de ensino continua a criar uma geração de excluídos. Jovens que não terminam a educação básica e que são potencialmente marginalizados na vida social e económica. Uma grande percentagem começa bem cedo a revelar um insucesso escolar marcante que os leva ao abandono escolar. A base do sucesso estará, certamente, no trabalho conjunto do conselho de turma e tutores, que deverão desenvolver práticas educativas colaborativas com critérios e prioridades comuns nas várias disciplinas, aumentando a probabilidade de sucesso do processo de ensino aprendizagem.
A equipa do Altamente GZarco.come, para o sucesso do projeto e destes alunos, tem contado com a inestimável colaboração dos professores tutores e dos respetivos conselhos de turma. Este é, necessariamente, o trabalho de uma equipa alargada em que a cooperação ativa de todo o conselho de turma é imprescindível para desenvolvermos um trabalho diferenciado em prol do sucesso de cada discente. Uma outra vertente do projeto é a da socialização/integração dos alunos de 5.º ano através dos tutores juniores.
O Projeto Tutores Juniores
O Projeto Tutores Juniores, integrado no Projeto AltamenteGZarco.come, foi implementado no ano letivo 2013-2014 e consiste na criação de uma parceria entre alunos do 3.º ciclo (9.º e 8.º ano), designados Tutores Juniores, e alunos do 2.º ciclo (5.º ano) e possui como principal objetivo a integração/socialização e
acompanhamento dos novos alunos do 5.º ano, recém-chegados à escola, no que diz respeito ao relacionamento com os pares, apoio nos métodos de estudo e encaminhamento no recurso às pessoas/serviços.
Na sua essência, ser Tutor Júnior é ser um “colega e amigo mais velho” que estará disposto a ajudar nos vários aspetos da vida escolar dos alunos mais novos, através do estabelecimento de uma relação de confiança, favorecendo o respeito e a entreajuda que facilitam a aprendizagem e a realização pessoal. A intervenção dos Tutores Juniores junto dos alunos mais novos é permanentemente acompanhada e monitorizada por uma equipa de docentes - Carmo Pereira, Gonçalo Ramos e Sónia Pereira - e pela psicóloga – Carolina Dionísio.
Anualmente, a atividade dos Tutores Juniores inicia-se com a receção aos novos alunos de 5.º ano, dando a conhecer os espaços, os serviços e as pessoas com quem os alunos irão de contactar.
Semanalmente, os Tutores Juniores, junto dos alunos mais novos, prestam apoio nos métodos de estudo e, pontualmente, preparam atividades no âmbito das festividades: halloween, natal e carnaval, sempre com o objetivo de ser reforçada a sua integração.
Colaboram na divulgação desta escola junto dos alunos do 4.º ano de escolaridade das escolas da área geográfica e participam na receção destes alunos na EBSGZ, no final do ano letivo, contribuindo para uma melhor transição entre ciclos e melhor adaptação dos alunos do 4.º ano à nova escola.
A equipa
Coordenador |
Ana Cristina Duarte (Presidente do Conselho Executivo) |
|
|
|
|
Equipa |
Gonçalo Ramos (docente do 2.º Ciclo/230) |
Mª. Carmo Pereira (docente do 3.º Ciclo/320) |
Sónia Pereira (docente do 3.º Ciclo/300) |
Carolina Dionísio (Psicóloga) |
|
Atendimento
A publicar no início do ano letivo.