INFORMAÇÃO AOS ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

PREPARAÇÃO DO ANO LETIVO 2021/2022

A presente situação de saúde pública infunde a necessidade de se manter a maioria das medidas organizativas implementadas no ano transato, de acordo com as recomendações da DRE e dos serviços de saúde pública, de modo a adequar e tornar a frequência do espaço/Escola o mais seguro/a possível.

Nesse sentido estabeleceu-se o seguinte:

  • Uso obrigatório de máscara em todo o espaço escolar para todos os utentes (alunos, professores, funcionários e visitantes).
  • Horários de entrada e intervalos desfasados:
  • HorarioAlunos
  • Separação das portas de entrada e saída na escola.
  • Criação de fluxos de circulação.
  • Salas de aula fixas - a cada turma será atribuída uma sala fixa para todo o período de aulas do dia (manhã ou tarde), salvo no que toca a disciplinas que carecem de espaço/sala especifico/a (Educação Física; TIC; Educação Visual e Educação Tecnológica; Físico-Química; Biologia).
  • Manutenção dos modelos de uso dos serviços e espaços comuns (Secretaria; SASE; Reprografia; Biblioteca; Cantina; Bares), estabelecidos no ano transato (consultar plano de contingência na página da escola).
  • Protocolos de higienização frequente de todos os espaços (definidos de acordo com as orientações dos serviços de saúde pública).
  • Dando seguimento ao previsto no plano de Ensino à Distância da escola, criar-se-ão contas na plataforma G-Suite da EBSGZ para todas as turmas e alunos e respetivas Classroom. Os alunos de todos os níveis de ensino serão iniciados na sua utilização, desde o início do ano letivo, em todas as disciplinas, dando continuidade aos processos digitais on-line já encetados no ano transato (consultar o plano para a Implementação do Ensino @ Distância (E@D))
  • Educação Física, Atividades Desportivas e Outras atividades de contacto físico - as atividades serão planeadas no pleno cumprimento das recomendações das autoridades de saúde em vigor, em cada momento.

No que concerne, especificamente, ao suporte das aprendizagens dos alunos, a preparação do ano letivo 2021/2022 foi elaborada de modo a, por um lado, criar a estrutura de suporte à superação de eventuais lacunas deixadas pelo ensino à distância durante o período de pandemia e, por outro, preparar os alunos para a possibilidade de ser necessário voltarmos a um período de confinamento. Foram definidos os seguintes cenários:

1º Cenário – Regime PRESENCIAL – com início em 10/09/2021 (Ensino Básico)

                                                             – com início em 16/09/2021 (Ensino Secundário)

2º Cenário - Ensino a distância (E@D) - a implementar quando se vier a revelar necessário

De acordo com o evoluir da pandemia, este cenário poderá vir a ser implementado a alguns grupos de alunos ou a toda a escola, em consonância com as orientações da tutela e dos serviços de saúde pública.

Seguir-se-á o enunciado no Plano de E@D da EBSGZ.

Nos cursos profissionais, quando necessário, a formação prática ou a formação em contexto de trabalho poderão ser realizadas através de prática simulada.

Funchal, 31 de agosto de 2021

A presidente do conselho executivo

Ana Cristina Sousa Fernandes Duarte