Departamento | Coordenador | Prof. Efic. Energética |
Departamento Eco-Escola | José Manuel Silva | José Arlindo Cruz |
Horário de coordenação:
2ª Feira – 11:35h/13:05h
5ª Feira – 8:10h/11:25h
O departamento Eco-Escola da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco dá assessoria ambiental ao órgão de gestão da escola, ao nível de orientações mais sustentáveis no que concerne, principalmente, à energia, água e resíduos. Estudos e aplicação de projetos para minimizarem os consumos. Orientações/pareceres ao nível da biodiversidade, a destacar nos jardins da escola e na horta biológica. Considerações sobre os espaços exteriores e políticas ambientais. O departamento dá orientações e apoio aos projetos de caris ambiental ou relacionados com o desenvolvimento sustentável que surjam nas turmas, nas diversas áreas curriculares e não curriculares e ainda através de projetos parcialmente isolados, como por exemplo em oficinas e outros.
O Programa Eco escolas que este departamento coordena desenvolve-se na articulação entre as atividades previstas e os diversos anos e currículos escolares, de forma a estruturar a implementação deste, com o trabalho a desenvolver nas áreas disciplinares e não disciplinares, porque a educação ambiental é transversal a todas as áreas nos diferentes níveis de ensino. Deve ser posto em evidência o esforço de integração do programa no trabalho curricular, tendo por base o projeto educativo da escola e os projetos curriculares de turma.
Todos os projetos/atividades relacionadas com a educação ambiental e sustentabilidade com os alunos. Todas as medidas institucionais/orgânicas internas necessárias à otimização sustentável dos recursos têm de ser comunicadas a este departamento.
Conselho Eco-escola
Têm assento neste conselho os seguintes representantes:
Regulamento
O Conselho Eco-Escola da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco irá reunir-se, no mínimo, três vezes por ano, e sempre que necessário, sob a presidência do professor coordenador do programa. As reuniões serão convocadas pelo coordenador através de convocatória, afixada no painel Eco-Escolas e por via e-mail a todos os membros do Conselho.
Será elaborada um a ata em cada reunião, a mesma será lida, aprovada e assinada por todos os presentes, no final de cada reunião ou no início da reunião seguinte.As decisões serão aprovadas por consenso ou por votação. Em caso de votação, cada elemento presente tem um voto, tendo o presidente da reunião voto de qualidade, em caso de empate, não sendo permitidas abstenções.Podem assistir às reuniões outras pessoas ou entidades, sem direito a voto, mas com direito a parecer.
O Conselho Eco-Escolas tem por base os seguintes objectivos:
- Assegurar que os outros 6 passos do Programa Eco-Escolas sejam adotados planeando a sua implementação;
- Assegurar a participação ativa dos alunos no processo de decisão do Programa;
- Assegurar que as opiniões da toda a comunidade escolar são tidas em consideração e, sempre que possível, postas em prática;
- Estabelecer ligação com a estrutura de gestão da escola e com a comunidade local;
- Assegurar a continuidade do Programa.
DOCUMENTAÇÃO
Projeto: Geodiversidade do Arquipélago da Madeira
O projeto “Geodiversidade do Arquipélago da Madeira”, ministra um conjunto de atividades práticas, criteriosamente escolhidas, tendo em conta os níveis de ensino, sobre a geologia do arquipélago da Madeira, incluindo a geomorfologia, a petrografia, e mineralogia, a hidrogeologia e a sismicidade e etc.
O referido projeto serve de complemento ao ensino dos conteúdos da geologia, preferencialmente, às disciplinas das geociências (Ciências Naturais de 2º e 3º Ciclos, de Biologia/Geologia, geografia do 3º Ciclo e do Secundário), conforme especificado no documento “As atividades práticas do Geodiversidade do Arquipélago da Madeira”, no entanto, as atividades disponíveis enquadram -se na educação para a cidadania e ainda no desenvolvimento da opção curricular de trabalho interdisciplinar e ou articulação curricular (DAC).
É fundamental que os documentos anexos sejam consultados para então solicitar a atividade pretendida.
Horário e local de funcionamento:
Dia da semana Sala Horário
3ª Feira Sala da turma 09h55 – 11h25
4ª Feira B5 14h05 – 15h50
Nota: podem ser sessões de 45 minutos.
Como participar com as turmas no projeto:
Os professores que pretendam participar, com os seus alunos, nas atividades práticas do projeto Geodiversidade do Arquipélago da Madeira deverão enviar um email ao departamento Eco-Escolas para ecoescola@ebszarco.pt com os seguintes dados:
• Nome do(a) professor(a) responsável e respetivo número para contacto;
• Nome da atividade que pretende que seja dinamizada e respetivo nível de ensino (consultar no documento anexo);
• N.º de alunos e turma - (não são ministradas atividades práticas a mais do que uma turma ao mesmo tempo);
• Média de idade dos alunos;
• Proposta de data(s) e o(s) horário(s) e ainda a sala (consultar tabela para indicar a atividade prática), o(s) horário(s).
Encontra-se disponível, no seguinte link, as atividades práticas que deverão ser consultadas antes de participar.
Projeto “Jardim do MUNDO”
O jardim é um microcosmos que abriga um leque de alusões de abrangência universal, condensando objectos e sensações que se transfiguram numa dimensão antropológica capaz de ligar a matéria ao espírito, e que é praticamente única na sua exemplaridade.
O jardim da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, reúne uma grande diversidade de plantas dos 5 Continentes, não esquecendo a secção onde se encontram espécies da nossa Floresta Laurissilva.
As plantas servem de elemento de estudo, pesquisa e orientação de toda a Comunidade Educativa. No entanto, torna-se fundamental a existência de visitas guiadas pelo jardim, para que se possa realçar a importância do mesmo na conservação das espécies vegetais e o seu papel no Mundo. Elaborar estudos antropológicos relacionados com a chegada de muitas plantas à nossa Ilha e outras vias de disseminação.
O referido projeto serve de complemento ao ensino a qualquer área do conhecimento, havendo, no entanto, alguma inclinação para as geociências (Ciências Naturais de 2º e 3º Ciclos, de Biologia/Geologia, geografia do 3º Ciclo e do Secundário). Salvaguarda-se que as visitas guiadas ao Jardim do Mundo enquadram -se na educação para a cidadania e ainda no desenvolvimento da opção curricular de trabalho interdisciplinar e ou articulação curricular (DAC).
A visita ao jardim pode efetuar-se da seguinte forma:
- Jardim do Mundo (90 minutos)
- Jardim endémico (45 minutos)
Horário e local de funcionamento:
Dia da semana Local Horário
3ª Feira A combinar 09h55 – 11h25
4ª Feira A combinar 14h05 – 15h50
5ª Feira A combinar 09h55 – 11h25
Nota: podem ser sessões de 45 minutos.
Como participar com as turmas no projeto:
Os professores que pretendam participar, com os seus alunos, nas visitas guiadas ao Jardim do Mundo deverão enviar um email ao departamento Eco-Escolas para ecoescola@ebszarco.pt com os seguintes dados:
- Nome do(a) professor(a) responsável e respetivo número para contacto;
- N.º de alunos e turma - (não são realizadas visitas a mais do que uma turma ao mesmo tempo);
- Média de idade dos alunos;
- Proposta de data(s) e o(s) horário(s).
Projeto “Um Canteiro, Uma Turma”
Objetivo
Implementar ideias e projetos práticos, pelos alunos, em canteiros da escola que possibilitem o desenvolvimento de competências ao nível da compreensão sobre a biodiversidade vegetal autóctone e sobre o solo, a sua importância na comunidade escolar, tendo por base a mitigação das alterações climáticas, a conservação, a recuperação e promoção de espaços exteriores estéticos e sustentáveis.
Quem pode participar e como
- a) Este projeto destina-se, preferencialmente, às turmas do 2º Ciclo da escola e pode ser dinamizada em qualquer disciplina.
- b) A (s) inscrição (ões) deve (m) ser realizada (s) através do preenchimento e submissão do inquérito online até ao dia 10 de janeiro de 2025, disponível no link https://forms.gle/uQwNaNdfEbZa3o4a6 , divulgado no menu Departamento Eco-Escola na página web https://site.ebsgzarco.pt/ da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.
- c) Cada inscrição deve ser apresentada por turma do mesmo ciclo de ensino, com um limite mínimo de 4 (quatro) alunos participantes e o máximo até 30 (trinta).
- d) Podem inscrever-se alunos que frequentem atividades extracurriculares, nomeadamente: projetos, oficinas, etc., desde que se encontre esgotada a alínea a) e, para o efeito, cumpram a alínea c).
- e) a cada inscrição será atribuído um código com as iniciais C-GZ, seguido do número que corresponde à posição na inscrição desde que sejam salvaguardadas as alíneas anteriores.
Concurso interno: “canteiro mais bonito”
- a) Entende-se por concurso interno, neste caso particular, por um concurso realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.
- b) Os admitidos no projeto “Um Canteiro, Uma Turma” podem se candidatar ao concurso interno “canteiro mais bonito”.
- c) Os projetos interessados a concorrer deverão enviar um email, até ao dia 08 de maio de 2025, para o endereço eletrónico ecoescola@ebsgzarco.pt a indicar que se candidatam ao concurso “Canteiro mais bonito”. O item exigido é o código que foi atribuído aquando da inscrição e que terá de fazer parte do email.
Regulamento
É de extrema importância ler o regulamento do projeto “Um Canteiro, Uma Turma” antes da inscrição e também, caso se opte, da candidatura.